Inovação no Ensino de Anatomia Cirúrgica: Uma Abordagem Multimodal para Otorrinolaringologia
O ensino tradicional de anatomia, especialmente em áreas cirúrgicas complexas como a otorrinolaringologia (ENT), frequentemente enfrenta desafios na promoção de um entendimento clínico relevante e duradouro. Métodos inovadores que integram visualização digital, prática e colaboração podem ser a chave para superar essas limitações.
Um estudo recente avaliou a eficácia de um método de ensino-aprendizagem multimodal chamado “From Pixels to Scalpels” (Dos Pixels aos Bisturis), que combina recursos digitais, atividades práticas e estudos de caso colaborativos. Essa abordagem foi projetada para aprimorar a compreensão, a retenção e a aplicação clínica da anatomia cirúrgica de ENT em estudantes de medicina. Os resultados mostraram que o método Fusion TLM melhorou significativamente os resultados dos testes, as pontuações de aplicação baseadas em rubricas e a retenção de conhecimento em comparação com os métodos tradicionais. Mais de 90% dos alunos relataram maior envolvimento, clareza conceitual e confiança, com 75% afirmando melhoria na autoeficácia e nas habilidades de raciocínio clínico.
A metodologia “From Pixels to Scalpels” demonstrou superioridade pedagógica ao integrar domínios cognitivos, psicomotores e afetivos para promover um aprendizado mais profundo e relevância clínica. Sua escalabilidade, design centrado no aluno e alinhamento com a Educação Médica Baseada em Competências (CBME) a tornam uma estratégia promissora para o ensino de anatomia, principalmente em ambientes com recursos limitados. Essa abordagem pode transformar a forma como os futuros médicos aprendem e aplicam o conhecimento anatômico na prática cirúrgica.
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