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Crianças com autismo frequentemente apresentam diferenças na integração sensorial, o que pode impactar significativamente sua participação em atividades e tarefas diárias. Diante desse cenário, a Terapia Ocupacional com Integração Sensorial de Ayres (TO-ASI) surge como uma intervenção baseada em evidências, visando abordar os fatores de integração sensorial que afetam as habilidades e a participação em diversas atividades.

Um estudo recente comparou a eficácia da TO-ASI com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma prática também recomendada para o autismo, e um grupo sem tratamento. A pesquisa avaliou o impacto dessas abordagens nas habilidades de vida diária e em metas individualizadas de crianças autistas com diferenças sensoriais. Os participantes foram divididos em três grupos: TO-ASI, ABA e um grupo de controle sem intervenção. Cada grupo de tratamento recebeu 30 sessões de uma hora.

Os resultados revelaram que tanto a TO-ASI quanto a ABA resultaram em ganhos significativos nas metas individualizadas, quando comparadas ao grupo sem tratamento. No entanto, embora ambos os grupos de tratamento tenham apresentado melhorias nas habilidades de vida diária, essas melhorias não foram estatisticamente significativas em relação ao grupo de controle. Em outras palavras, ambas as terapias mostraram benefícios comparáveis na melhoria das habilidades e no alcance de objetivos personalizados para crianças autistas. Este estudo aponta para a importância de considerar ambas as abordagens como opções válidas para o tratamento de crianças com autismo, especialmente no que tange ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o dia a dia. A escolha entre TO-ASI e ABA pode ser feita em conjunto com profissionais de saúde, pais e a própria criança, levando em consideração as necessidades e preferências individuais.

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