Realidade Virtual Contra a Fragilidade: Jogos que Melhoram o Equilíbrio em Idosos
A fragilidade em idosos é um problema crescente, frequentemente associada a dificuldades no controle postural e um maior risco de quedas. Embora o exercício convencional seja uma estratégia fundamental para lidar com a fragilidade, a adesão a longo prazo pode ser um desafio. Uma pesquisa recente explora o uso da realidade virtual (RV) como uma alternativa interessante e eficaz para melhorar o equilíbrio e a mobilidade em idosos frágeis.
O estudo avaliou o impacto de um programa de treinamento supervisionado com RV, utilizando o Nintendo Ring Fit Plus™, no controle postural, mobilidade funcional e confiança no equilíbrio de idosos que vivem na comunidade. Cinquenta e um adultos com 65 anos ou mais, classificados como frágeis ou pré-frágeis, participaram de um ensaio de quatro semanas. Os participantes foram divididos em um grupo de intervenção com RV e um grupo de controle. Os resultados mostraram que o grupo de intervenção apresentou melhorias significativas no controle postural, incluindo uma redução na área de oscilação, velocidade média e caminho de oscilação, tanto com os olhos abertos quanto fechados. Estes resultados indicam uma melhora substancial na estabilidade postural.
Além das melhorias no controle postural, o estudo também observou benefícios na mobilidade funcional e na confiança no equilíbrio. Os participantes do grupo de RV apresentaram melhor desempenho no teste Timed Up and Go (TUG), que mede a agilidade e mobilidade, e na Berg Balance Scale (BBS), que avalia o equilíbrio funcional. A confiança no equilíbrio, medida pela escala Activities-specific Balance Confidence (ABC), também aumentou significativamente no grupo de RV. Embora não tenha havido melhora significativa no medo de cair, medido pela Falls Efficacy Scale-International (FES-I), o estudo sugere que a RV pode ser uma ferramenta promissora para mitigar os problemas de mobilidade associados à fragilidade em idosos.
Origem: Link