Questionário de Preocupações do Cuidador: Uma Ferramenta para Crianças no Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento neurológico, impactando a comunicação, o comportamento e a interação social. Para crianças com TEA, o apoio dos cuidadores é fundamental, e identificar suas preocupações é crucial para fornecer um cuidado abrangente e eficaz. Nesse contexto, o Questionário de Preocupações do Cuidador (CCQ) surge como uma ferramenta promissora.
O CCQ é um questionário de triagem breve que avalia a presença e a gravidade de 19 preocupações desenvolvimentais, comportamentais, psiquiátricas e médicas relatadas por cuidadores de crianças autistas. Um estudo recente examinou dados de prontuários eletrônicos de crianças de 2 a 17 anos que frequentavam clínicas especializadas em desenvolvimento e cujos cuidadores completaram o CCQ. Os resultados revelaram que o número médio de itens classificados como moderados a graves foi de 7,60, e sete dos 19 itens foram classificados como moderados a graves por mais de 50% dos cuidadores. Esses itens incluíram interações sociais, questões sensoriais, uso da linguagem, ansiedade, hiperatividade, capacidade de atenção e hábitos alimentares. Além disso, foram observadas diferenças nas respostas do CCQ com base na idade, sexo e etnia das crianças.
O estudo também encontrou associações significativas entre problemas de sono e gastrointestinais moderados a graves relatados pelos cuidadores e condições comportamentais e psiquiátricas moderadas a graves, como agressão, auto lesão, ansiedade, problemas de humor e hiperatividade. Esses achados ressaltam a importância de abordar as preocupações dos cuidadores de forma holística, considerando a interconexão entre diferentes áreas de desenvolvimento e bem-estar. O Questionário de Preocupações do Cuidador se mostra, portanto, como uma ferramenta valiosa para auxiliar no acompanhamento contínuo de crianças com TEA, permitindo a identificação precoce de problemas comuns e condições coexistentes, otimizando o cuidado e o suporte oferecidos a essas crianças e suas famílias. Estudos futuros poderão explorar a utilidade do CCQ em ambientes de atenção primária.
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