Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A sarcopenia, caracterizada pela perda de massa e força muscular, é um problema de saúde comum em pacientes oncológicos, especialmente durante o tratamento. Essa condição pode levar a complicações pós-operatórias, aumento da toxicidade da quimioterapia e, infelizmente, menor sobrevida. Diante desse cenário, a intervenção precoce para mitigar a progressão da sarcopenia torna-se crucial.

Um estudo promissor está investigando os efeitos de um programa de exercícios de resistência supervisionado em mulheres com câncer de mama que estão passando por quimioterapia neoadjuvante. O objetivo é avaliar se esses exercícios podem ajudar a combater a sarcopenia, reduzir os efeitos adversos do tratamento, aliviar os sintomas relacionados ao câncer e melhorar a qualidade de vida das pacientes. O ensaio clínico randomizado incluirá 46 participantes que serão divididas em dois grupos: um que realizará o programa de exercícios de resistência e outro que receberá o tratamento padrão.

Para facilitar a adesão e superar os desafios relacionados à distância geográfica e aos efeitos colaterais da quimioterapia, o programa de exercícios será oferecido em um formato híbrido, com sessões supervisionadas por especialistas tanto no local quanto online. As avaliações serão realizadas no início do estudo, durante o tratamento (6 e 12 semanas) e ao final da intervenção (18 semanas), utilizando medidas validadas para avaliar a composição corporal, força muscular, desempenho físico, efeitos adversos do tratamento e qualidade de vida. Os resultados desse estudo poderão fornecer informações valiosas sobre o papel do exercício de resistência no combate à sarcopenia e na melhoria dos resultados clínicos em pacientes com câncer de mama.

Origem: Link

Deixe comentário