Realidade Virtual: Uma Nova Ferramenta para Aprimorar o Cuidado com Pacientes Agitados
A agitação em ambientes de saúde, especialmente em unidades psiquiátricas, é um desafio crescente em todo o mundo. Profissionais de saúde em formação frequentemente se sentem despreparados para lidar com essas situações, devido ao medo, estigma associado a condições de saúde mental e à falta de experiência prática. Métodos tradicionais de ensino, como aulas teóricas e simulações convencionais, podem ser dispendiosos e limitam as oportunidades de praticar em um ambiente seguro.
A realidade virtual (RV) surge como uma alternativa promissora. Ela oferece uma experiência imersiva, padronizada e repetível para o treinamento em cenários clínicos de alta pressão. Um programa inovador, chamado MAGIC (Gerenciando Agressões usando Conteúdo Imersivo), foi desenvolvido para integrar ensino didático, dramatização e atividades de RV, visando aprimorar a confiança, a empatia, o conhecimento sobre saúde mental e a competência dos estudantes na gestão da agitação em ambientes psiquiátricos. O objetivo principal é preparar melhor os futuros profissionais para lidar com situações desafiadoras de forma eficaz e segura.
Um estudo avaliou a eficácia do programa MAGIC com 152 estudantes de medicina e enfermagem. Os resultados demonstraram melhorias significativas no conhecimento sobre saúde mental, na autopercepção de proficiência e na confiança no manejo de pacientes agitados. Houve também uma redução notável no estigma em relação a indivíduos com condições de saúde mental. Além disso, os participantes responderam positivamente a todos os aspectos do software de RV, destacando sua usabilidade e valor educacional. Esses achados indicam o enorme potencial da integração da tecnologia de RV imersiva com métodos pedagógicos tradicionais para transformar a educação na área da saúde, promovendo um engajamento mais profundo, aprimorando a competência clínica e, em última análise, melhorando os resultados para os pacientes.
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