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A paralisia cerebral (PC) é uma condição que afeta o desenvolvimento motor e a coordenação. Uma nova pesquisa investigou os efeitos da Terapia de Integração Sensorial (TIS) em crianças com PC, buscando alternativas para melhorar suas habilidades motoras. O estudo, do tipo ensaio clínico randomizado simples-cego, analisou especificamente a função dos membros superiores, o controle do tronco e o equilíbrio.

Vinte crianças com PC foram divididas aleatoriamente em dois grupos: um grupo de intervenção, que recebeu a TIS, e um grupo controle. Antes e depois do tratamento, os participantes foram avaliados utilizando testes padronizados, incluindo o Quality of Upper Extremity Skills Test (QUEST), que avalia a qualidade das habilidades dos membros superiores, a Trunk Control Measurement Scale (TCMS), que mede o controle do tronco, e a Pediatric Balance Scale (PBS), que avalia o equilíbrio em crianças. Os resultados indicaram que o grupo de intervenção apresentou um aumento estatisticamente significativo na subescala de movimentos dissociados do QUEST, na subescala de alcance dinâmico do TCMS e nas pontuações do PBS.

O estudo concluiu que a TIS pode ser uma abordagem terapêutica valiosa para integrar em programas de reabilitação, visando aprimorar os movimentos dissociados dos membros superiores, o controle dinâmico do tronco e o controle do equilíbrio em crianças com paralisia cerebral. Embora o grupo controle também tenha apresentado melhoras em alguns aspectos, os resultados mais expressivos foram observados no grupo que recebeu a TIS. Isso sugere que a terapia de integração sensorial oferece benefícios específicos e significativos para crianças com PC, complementando outras abordagens terapêuticas tradicionais. É importante ressaltar a necessidade de mais pesquisas para confirmar esses achados e determinar os protocolos de TIS mais eficazes para essa população. A integração da TIS em planos de tratamento individualizados pode representar um avanço importante na melhoria da qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral.

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