Como o Cérebro Processa Informações Visuais e Auditivas Enquanto Caminhamos?
Em ambientes de trabalho modernos, frequentemente precisamos processar informações audiovisuais enquanto nos movemos. O uso de tecnologias como fones de ouvido e visores montados na cabeça pode influenciar significativamente nossa capacidade de atenção, especialmente quando combinadas com diferentes demandas de locomoção. No entanto, a relação exata entre o modo como as informações são apresentadas, o estado de movimento e a dificuldade da tarefa cognitiva ainda não é totalmente compreendida.
Um estudo recente investigou essa interação complexa. Utilizando um laboratório de realidade virtual, 22 participantes foram submetidos a um teste de alternância de tarefas com três níveis de dificuldade cognitiva. Os participantes realizaram as tarefas em três condições: parados, caminhando e caminhando com perturbações em uma esteira. Os pesquisadores coletaram dados através de questionários, análise comportamental e eletroencefalograma (EEG) móvel para avaliar a interferência cognitivo-motora.
Os resultados revelaram que a locomoção interfere no desempenho de tarefas cognitivas e que a forma como a informação é apresentada (visual ou auditiva) modula essa interferência. Em situações de baixa carga cognitiva, a apresentação de pistas auditivas resultou em respostas mais rápidas. No entanto, a apresentação visual se mostrou menos afetada por demandas cognitivas e de locomoção mais elevadas. Uma análise detalhada da resposta do EEG às pistas revelou diferenças significativas nos mecanismos de atenção multimodal. Isso sugere que a apresentação de informações em dispositivos vestíveis deve ser cuidadosamente adaptada às demandas específicas da tarefa, especialmente em contextos de trabalho móveis que exigem alta capacidade cognitiva. Em resumo, a escolha entre pistas visuais e auditivas pode impactar significativamente o desempenho cognitivo durante a locomoção, e a modalidade ideal depende da complexidade da tarefa e do nível de atividade física.
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