Intervenção com Morfemas Amplia Vocabulário em Adolescentes com Distúrbios de Linguagem
Um estudo recente investigou a eficácia de uma intervenção focada em morfemas (as menores unidades de significado em uma língua, como prefixos e sufixos) para expandir o vocabulário de adolescentes com distúrbios de linguagem. A pesquisa revelou resultados promissores, indicando que essa abordagem pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a compreensão de palavras e o desenvolvimento da linguagem nesses indivíduos.
O estudo, conduzido com 25 adolescentes entre 13 e 15 anos, dividiu os participantes em dois grupos: um grupo de intervenção, que recebeu sessões de 30 minutos, duas vezes por semana, com um fonoaudiólogo, e um grupo controle, que continuou com as intervenções usuais. Os resultados mostraram que o grupo de intervenção apresentou um progresso significativamente maior na compreensão de palavras que continham os morfemas ensinados. O estudo utilizou testes específicos para avaliar a compreensão de definições de afixos (prefixos e sufixos) e a capacidade de entender o significado de novas palavras formadas com esses afixos. Curiosamente, a melhora não se estendeu a morfemas que não foram diretamente ensinados durante a intervenção.
Apesar dessa limitação, a pesquisa sugere que a intervenção com foco em morfemas tem o potencial de aumentar significativamente o vocabulário de adolescentes com distúrbios de linguagem, mesmo com uma quantidade relativamente pequena de intervenção. A capacidade de generalizar o aprendizado para novas palavras contendo os afixos ensinados é um indicador importante do sucesso da abordagem. Este estudo destaca a importância de se considerar a estrutura interna das palavras no desenvolvimento de estratégias de intervenção para dificuldades de linguagem. Mais pesquisas são necessárias para explorar o potencial de generalização para afixos não ensinados diretamente e para identificar os melhores métodos para implementar essa abordagem na prática clínica.
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