Coterapia em Saúde Mental e Fonoaudiologia: Uma Nova Abordagem para Estudantes com Deficiência Intelectual
Estudantes com deficiências intelectuais e do desenvolvimento (DIDs), frequentemente enfrentam desafios significativos no acesso a serviços de saúde mental, especialmente terapias verbais tradicionais. Uma pesquisa recente explora uma abordagem inovadora que pode preencher essa lacuna: a coterapia entre profissionais de saúde mental (PSMs) e fonoaudiólogos (FAs) em ambientes escolares.
O estudo, baseado em entrevistas com PSMs, FAs e administradores de uma escola que implementou a coterapia PSM/FA, revelou resultados promissores. Após a pandemia de COVID-19, os PSMs notaram um aumento na necessidade de suporte em saúde mental, particularmente no que se refere ao suporte linguístico para ajudar os alunos a compreender conceitos relacionados à saúde mental. Os entrevistados consideraram a coterapia PSM/FA um modelo altamente benéfico, resultando em vantagens diretas como o progresso do aluno, a generalização de habilidades e o acesso à experiência de duas disciplinas simultaneamente. Além disso, foram observados benefícios indiretos, incluindo maior confiança e competência dos PSMs no fornecimento de suporte de saúde mental para seus alunos com DIDs.
A colaboração entre saúde mental e fonoaudiologia oferece uma solução potencial para superar barreiras de comunicação que podem impedir o acesso de estudantes com DIDs a cuidados de saúde mental adequados. Ao integrar a expertise de ambos os profissionais, a coterapia PSM/FA permite uma abordagem mais holística e adaptada às necessidades individuais desses alunos, promovendo um melhor bem-estar emocional e desenvolvimento de habilidades essenciais. Essa abordagem inovadora demonstra o potencial de intervenções interdisciplinares para melhorar o acesso e a eficácia dos serviços de saúde mental para populações vulneráveis.
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