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Um estudo recente investigou a relação entre as habilidades cognitivas e as dificuldades sociais em adultos autistas. A pesquisa, publicada no periódico Autism Research, buscou entender como a cognição social e a função executiva (FE) influenciam o desempenho social nesse grupo. A cognição social refere-se à capacidade de compreender e responder adequadamente às pistas sociais, enquanto a função executiva engloba habilidades como planejamento, organização e flexibilidade mental.

O estudo envolveu 305 adultos autistas que foram submetidos a uma série de avaliações de cognição social, FE e funcionamento social. Os resultados revelaram que tanto a cognição social quanto a FE têm um impacto significativo nas dificuldades sociais enfrentadas por esses indivíduos. Mais especificamente, um desempenho mais fraco em testes de FE e cognição social previu maiores desafios sociais observados por clínicos, bem como maiores desafios sociais auto-relatados pelos participantes.

É importante ressaltar que os efeitos da cognição social e da FE nos resultados sociais foram independentes um do outro. Isso sugere que ambas as áreas cognitivas contribuem de forma única para as dificuldades sociais em adultos autistas. As descobertas enfatizam a importância de avaliar tanto a cognição social quanto a FE em adultos autistas, a fim de identificar alvos específicos para intervenções e apoios. O estudo reforça a necessidade de abordagens terapêuticas que visem melhorar tanto as habilidades de cognição social quanto as funções executivas, buscando promover uma melhor adaptação social e qualidade de vida para pessoas com autismo.

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