Dificuldades Sociais em Adolescentes com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
Adolescentes com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) frequentemente enfrentam desafios sociais e emocionais, mas as causas subjacentes a essas dificuldades nem sempre são claras. Uma pesquisa recente investigou se diferenças na avaliação social poderiam explicar esses problemas. O estudo utilizou uma tarefa computadorizada para analisar como adolescentes com TDL interpretam e respondem a sinais sociais.
O estudo comparou 24 adolescentes com TDL a 26 adolescentes com desenvolvimento típico da linguagem (DTL), com uma média de idade de 13,5 anos. Os participantes realizaram uma tarefa de avaliação social que media a rapidez com que aprendiam se o computador gostava ou não deles, ou de outra pessoa. Os resultados revelaram que adolescentes com TDL demoravam mais para perceber quando o computador não gostava deles, enquanto o aprendizado era semelhante ao grupo DTL quando o computador expressava gostar deles ou de outra pessoa. Isso sugere uma dificuldade específica em interpretar sinais de rejeição social.
Além disso, os adolescentes com TDL relataram níveis mais altos de ansiedade e seus pais observaram mais problemas emocionais e de relacionamento com os colegas. No entanto, a pesquisa não encontrou uma relação direta entre a avaliação social e as dificuldades socioemocionais. Esses resultados indicam que, embora adolescentes com TDL tenham dificuldade em reconhecer sinais de que não são bem-vindos, essa dificuldade não explica completamente seus desafios emocionais e sociais mais amplos. A pesquisa destaca a importância de investigar mais a fundo as implicações dessa dificuldade para promover intervenções eficazes e auxiliar adolescentes com TDL a desenvolverem habilidades sociais mais robustas.
Origem: Link