Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Um estudo recente investigou os efeitos dos esportes de combate olímpicos (OCS) na aptidão física de estudantes não atletas. A pesquisa avaliou componentes como capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, equilíbrio postural, resistência, agilidade, velocidade, força e potência muscular, que são considerados determinantes importantes da aptidão física geral.

A metodologia empregada foi uma revisão sistemática e meta-análise, que combinou os resultados de diversos estudos para obter uma conclusão mais robusta. Os pesquisadores analisaram dados de nove ensaios clínicos randomizados e quatro não randomizados, envolvendo um total de 1.314 participantes. As análises consideraram diferentes tipos de grupos de controle, dosagens de treinamento e faixas etárias, utilizando modelos estatísticos para identificar tendências significativas.

Os resultados indicaram que a prática de OCS pode trazer benefícios para o salto em distância e o teste de sentar e alcançar, especialmente quando as sessões de treinamento são inferiores a 60 minutos para estudantes universitários. No entanto, não foram observadas melhoras significativas na aptidão cardiorrespiratória, força de preensão manual isométrica máxima (MIHS) e salto de Sargent. Curiosamente, o estudo apontou que os OCS podem ser mais eficazes do que a educação física tradicional no aprimoramento da MIHS. Estes achados sugerem que os esportes de combate olímpicos podem ser uma adição valiosa para programas de condicionamento físico, especialmente para melhorar a flexibilidade e a potência em membros inferiores.

Origem: Link

Deixe comentário