Ecolalia em Crianças Neurotípicas: O Que os Pais Percebem?
A ecolalia, caracterizada pela repetição de palavras ou frases, é um fenômeno comum no desenvolvimento infantil. Tradicionalmente, tem sido mais associada a crianças com condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, um estudo recente focou na percepção dos pais sobre a ecolalia em crianças neurotípicas, ou seja, aquelas com desenvolvimento neurológico típico, na faixa etária de 1 a 2 anos e meio.
A pesquisa, publicada no International Journal of Speech-Language Pathology, investigou como os pais de 106 crianças neurotípicas percebem a ecolalia em seus filhos. Os pais responderam a questionários sobre suas visões acerca da ecolalia, possíveis funções que atribuem a ela, a idade em que notaram o início desse comportamento e a frequência com que ele ocorre. Os resultados revelaram que a maioria dos pais (82,3%) considera a ecolalia um comportamento típico nessa fase do desenvolvimento. Contudo, uma parcela significativa (57,1%) não conseguiu identificar uma função específica para a ecolalia, percebendo-a como um comportamento não funcional.
É importante notar que as percepções dos pais diferiram de dados obtidos por meio de análises de transcrições da fala das crianças. Os pais relataram menor frequência de ecolalia e um início mais tardio em comparação com os resultados dessas análises. Essa disparidade sugere que a ecolalia pode ser mais comum e começar mais cedo do que os pais percebem conscientemente. Essa pesquisa ressalta a importância de compreendermos melhor a ecolalia em diferentes contextos de desenvolvimento, tanto em crianças neurotípicas quanto neurodivergentes. Compreender as nuances da ecolalia pode ajudar a otimizar estratégias de apoio ao desenvolvimento da linguagem em todas as crianças.
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