Autismo e Sono: Impacto nos Circuitos Cerebrais de Crianças em Idade Pré-Escolar
Problemas de sono são frequentemente observados em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e podem influenciar tanto o comportamento quanto o desenvolvimento cerebral. Um estudo recente investigou como as dificuldades para dormir se relacionam com a organização dos circuitos cerebrais em crianças em idade pré-escolar diagnosticadas com TEA. A pesquisa buscou entender melhor os mecanismos neuroanatômicos que conectam o sono e o TEA nessa fase crucial do desenvolvimento.
O estudo, de natureza observacional retrospectiva, envolveu 183 crianças com TEA. Os pesquisadores avaliaram os hábitos de sono das crianças utilizando o Questionário de Hábitos de Sono Infantil (CSHQ) e realizaram ressonâncias magnéticas estruturais para analisar o volume cortical em 68 regiões do cérebro. Adicionalmente, foram construídas redes de covariância estrutural para examinar as propriedades topológicas do cérebro, utilizando a teoria dos grafos. O objetivo era comparar os grupos com e sem problemas de sono e avaliar possíveis associações com comportamentos específicos.
Os resultados revelaram que crianças com TEA e problemas de sono apresentavam propriedades de rede cerebral local disruptivas, especialmente em regiões sensoriais e sociocognitivas. Apesar de algumas associações regionais com o comportamento terem sido notadas, os autores enfatizam que esses achados devem ser interpretados com cautela, dada a natureza exploratória da análise. Em resumo, o estudo reforça a importância de considerar o sono nas avaliações neurodesenvolvimentais de crianças com TEA e ressalta a necessidade de mais pesquisas longitudinais que utilizem medidas objetivas do sono para confirmar e expandir esses achados iniciais.
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