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Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar dificuldades em recordar e relatar eventos passados. Essa dificuldade pode impactar a comunicação e a interação social, tornando importante o desenvolvimento de estratégias que auxiliem na evocação de memórias e na expressão de experiências.

Um estudo recente explorou o uso de estímulos textuais parciais em uma atividade interativa para melhorar a capacidade de uma criança com autismo de relatar comportamentos passados. A pesquisa, publicada na revista The Analysis of Verbal Behavior, investigou se a apresentação de fragmentos de texto relacionados a atividades realizadas poderia servir como um gatilho para a memória e facilitar a comunicação da criança sobre essas experiências.

Os resultados indicaram um aumento na frequência e na variedade dos relatos sobre o passado após a intervenção com os estímulos textuais. Essa abordagem promissora sugere que a utilização de materiais textuais adaptados e personalizados pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar crianças com TEA a desenvolverem habilidades de comunicação e a fortalecerem sua capacidade de recordar e compartilhar suas vivências. O estudo demonstra o potencial de intervenções comportamentais focadas no uso de estímulos específicos para auxiliar no desenvolvimento da linguagem e na promoção da autonomia em crianças com autismo.

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