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A tecnologia oferece um vasto leque de possibilidades para aprimorar o aprendizado de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Uma área promissora é a utilização de aplicativos (apps) como ferramentas de apoio educacional, embora pesquisas sobre a eficácia dessas ferramentas ainda sejam limitadas. Um estudo recente investigou se o uso de apps pode auxiliar adolescentes com TEA na resolução de problemas, transformando o aplicativo em uma resposta preparatória para responder a questões apresentadas em uma folha de exercícios.

A pesquisa envolveu dois adolescentes com TEA, explorando o uso de aplicativos de mapas, clima e relógio. O objetivo era capacitá-los a responder perguntas relacionadas a distância, temperatura e horários em diferentes cidades, por exemplo, “Que horas são no Cairo?”. A escolha das cidades variava para garantir que as respostas não fossem previamente conhecidas. O treinamento foi realizado individualmente para cada aplicativo, seguindo uma metodologia de linha de base múltipla entre os comportamentos, com etapas progressivas para avaliar os componentes essenciais para a utilização eficaz do app.

Os resultados mostraram que um dos participantes, Gavin, aprendeu rapidamente a usar o primeiro aplicativo e demonstrou generalização do conhecimento para novas perguntas, diferentes aplicativos e diversas formas de resposta (verbalmente). Phoebe, por outro lado, necessitou de um treinamento mais intensivo, mas também conseguiu generalizar o aprendizado para novas questões. A pesquisa ressalta o potencial da expansão de habilidades de resolução de problemas baseadas em tecnologia, aplicando os princípios da análise do comportamento de Skinner. O uso de apps pode ser uma estratégia valiosa para auxiliar adolescentes com TEA a desenvolverem autonomia e habilidades importantes para o dia a dia. Mais estudos são necessários para aprofundar a compreensão sobre os benefícios e desafios dessa abordagem.

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