Análise Funcional e Tratamento do Comportamento Verbal Repetitivo em Crianças com Autismo
O comportamento verbal repetitivo representa um desafio singular para pesquisadores e clínicos que trabalham com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Embora a manifestação desse comportamento possa, à primeira vista, parecer uma solicitação de informação ou de objetos, a sua natureza repetitiva sugere que a sua função pode ser outra.
Um estudo recente explorou a aplicação da metodologia de análise funcional (AF) para identificar as variáveis funcionalmente relacionadas ao comportamento verbal repetitivo em crianças com TEA. A pesquisa focou em requisições de informação ou objetos e buscou verificar os resultados da AF durante uma avaliação de intervenção baseada na função do comportamento. Os resultados revelaram que, nos três participantes do estudo, o comportamento verbal repetitivo era mantido pelo acesso à atenção de um adulto, e não pela obtenção de informações ou objetos.
Com base nessa descoberta, os pesquisadores implementaram um treinamento de comunicação funcional (TCF) para ensinar os participantes a solicitar atenção de forma mais adequada. O TCF demonstrou ser eficaz na redução do comportamento verbal repetitivo e no aumento de solicitações de atenção apropriadas. Este estudo destaca a importância da análise funcional para compreender as causas subjacentes ao comportamento verbal repetitivo em crianças com TEA e para desenvolver intervenções eficazes e personalizadas.
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