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Transtornos do neurodesenvolvimento representam um desafio crescente para a saúde pública global, e intervenções precoces têm demonstrado eficácia na mitigação de problemas e na promoção do bem-estar a longo prazo das pessoas afetadas. Tradicionalmente, essas intervenções eram conduzidas por profissionais de saúde, mas o papel dos pais tem ganhado cada vez mais reconhecimento. Intervenções precoces implementadas pelos pais visam capacitá-los com conhecimento e habilidades especializadas, permitindo que ofereçam um treinamento personalizado para seus filhos.

Considerando que essas intervenções são implementadas no ambiente familiar, elas inevitavelmente influenciam e são influenciadas pela dinâmica familiar. A pesquisa exploratória conduzida em Hong Kong analisou o impacto de uma versão adaptada do programa de Treinamento de Habilidades para Cuidadores da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo qualitativo, realizado entre 2023 e 2024, envolveu discussões em grupo com 22 participantes para examinar as reações dos membros da família que não participaram diretamente do treinamento, revelando quatro níveis distintos de resposta: rejeição, apoio, tentativa e adesão. Esses níveis representam um espectro do envolvimento familiar na prática das intervenções.

Os resultados evidenciaram que a implementação de intervenções precoces pelos pais tem impactos indiretos significativos na dinâmica familiar. As respostas dos outros membros da família afetam tanto a eficácia da intervenção quanto a saúde mental dos cuidadores participantes. A pesquisa destaca a importância de considerar a complexidade dos sistemas sociais e os processos de mudança multidimensionais dentro da família ao avaliar intervenções de saúde pública. Ao construir estruturas iniciais sobre as influências familiares, este estudo contribui para o desenvolvimento futuro de intervenções e projetos de pesquisa mais abrangentes, ressaltando a necessidade de um suporte familiar integrado no tratamento de transtornos do neurodesenvolvimento.

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