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A implementação de práticas baseadas em evidências no manejo de comportamentos desafiadores em crianças com autismo, em ambientes comunitários, enfrenta diversos obstáculos. Um estudo recente investigou as barreiras e facilitadores na aplicação do programa Prevent-Teach-Reinforce for Young Children (PTR-YC), uma intervenção baseada em princípios de suporte comportamental positivo.

A pesquisa envolveu pais, profissionais de intervenção precoce e administradores de uma agência pública que participaram do PTR-YC. Os participantes compartilharam suas perspectivas sobre os fatores que facilitaram ou dificultaram a implementação do programa. As barreiras e facilitadores foram identificados em diferentes níveis: macrossistêmico (comunidade), serviços (organização e programa) e caso (pai, família, criança, profissional).

Um dos pontos destacados foi o impacto da pandemia de Covid-19, com as medidas de distanciamento social, que apresentaram tanto desafios quanto oportunidades para a implementação do programa em larga escala. Embora o PTR-YC inclua elementos que facilitam sua aplicação, como suporte entre pares, flexibilidade e eficiência, os resultados também ressaltaram a importância de práticas sólidas de gestão de mudanças, apoio administrativo, supervisão clínica responsiva e compromisso organizacional com o desenvolvimento profissional. O estudo conclui que pais e profissionais, membros centrais da equipe de intervenção, se beneficiam de suporte na adoção da nova abordagem e seus procedimentos, maximizando o sucesso do programa e promovendo o bem-estar das crianças com autismo.

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