Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Avaliar a qualidade de vida de pacientes submetidos a tratamentos intensivos é crucial para otimizar o cuidado e o suporte oferecidos. Um estudo recente se concentrou na validação da versão turca do questionário EORTC QLQ-HDC29, um instrumento projetado para medir a qualidade de vida de pacientes que passaram por quimioterapia em altas doses seguida de transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH).

A pesquisa envolveu 151 pacientes com idades entre 18 e 65 anos que foram submetidos ao TCTH. A equipe de pesquisa analisou a validade convergente do questionário, comparando-o com outros instrumentos de avaliação de qualidade de vida e desempenho, como o questionário de qualidade de vida da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC QLQ-C30) e a Escala de Desempenho do Grupo Cooperativo de Oncologia Oriental. A confiabilidade do questionário também foi avaliada por meio do cálculo do alfa de Cronbach e do coeficiente de correlação intraclasse (CCI).

Os resultados demonstraram que a versão turca do EORTC QLQ-HDC29 possui validade e confiabilidade aceitáveis para uso em pacientes submetidos ao TCTH. A análise de validade convergente revelou correlações significativas entre o questionário e outros instrumentos, e a confiabilidade teste-reteste foi considerada excelente. No entanto, algumas escalas do questionário, como as relacionadas a ‘Preocupações/Ansiedade’ e ‘Problemas de Internação’, apresentaram consistência interna mais baixa, indicando a necessidade de mais investigação. Em suma, este estudo representa um passo importante na adaptação e validação de ferramentas de avaliação da qualidade de vida para pacientes oncológicos em diferentes contextos culturais, contribuindo para uma melhor compreensão das necessidades e desafios enfrentados por esses pacientes após o transplante. Mais pesquisas são necessárias para refinar ainda mais as propriedades psicométricas do questionário EORTC QLQ-HD29.

Origem: Link

Deixe comentário