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A neurodiversidade, um termo abrangente que engloba indivíduos com características cognitivas atípicas, como autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e dislexia, tem ganhado crescente reconhecimento. Estima-se que cerca de 20% da população adulta se identifique como neurodivergente. No entanto, ainda existe uma lacuna no entendimento e discussão sobre neurodiversidade, especialmente no contexto do ensino superior.

Um estudo recente explorou o impacto de um módulo focado em neurodiversidade dentro de uma disciplina universitária sobre diversidade. Os resultados indicaram que o módulo aumentou a conscientização sobre neurodiversidade e o reconhecimento da própria identidade neurodivergente entre os estudantes. A pesquisa envolveu 153 alunos, predominantemente do sexo feminino, heterossexuais e estudantes do terceiro ano, com ascendência europeia. Através de questionários aplicados antes e depois do módulo, os pesquisadores avaliaram a compreensão dos alunos sobre o termo neurodiversidade, suas percepções sobre sua própria identidade neurodivergente e sua consciência crítica sobre o capacitismo.

Embora o módulo tenha demonstrado ser eficaz no aumento da conscientização e autoidentificação, não houve um impacto significativo na mudança da consciência crítica em relação ao capacitismo, que é a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência. Os autores do estudo enfatizam a necessidade de replicar a pesquisa em amostras maiores e mais diversificadas para validar os resultados e formular recomendações pedagógicas mais sólidas. Este estudo oferece um suporte preliminar para a inclusão de módulos sobre neurodiversidade em cursos de ensino superior focados em diversidade, visando promover um ambiente mais inclusivo e compreensivo para todos os estudantes.

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