Aprendizado Estatístico e Autismo: Desafios na Aquisição da Linguagem
A compreensão do desenvolvimento da linguagem em indivíduos com autismo é um campo complexo, especialmente devido à ampla gama de habilidades linguísticas observadas, desde a fluência verbal até a comunicação minimamente verbal. Embora as dificuldades sociocomunicativas sejam frequentemente consideradas fatores explicativos chave, o aprendizado estatístico (SL) – a capacidade de identificar padrões e regularidades na linguagem – tem surgido como um possível contribuinte para a aquisição da linguagem em pessoas com autismo.
Um estudo recente investigou o papel do aprendizado estatístico e da atenção conjunta no desenvolvimento da linguagem em crianças autistas. A pesquisa envolveu 40 crianças autistas com idades entre 5 e 8 anos, abrangendo diversos perfis linguísticos, e um grupo de controle de 40 crianças não autistas. Os pesquisadores avaliaram a atenção conjunta durante brincadeiras semiestruturadas e mediram o vocabulário expressivo e as habilidades morfossintáticas a partir de amostras de linguagem natural. A sensibilidade a padrões não adjacentes foi avaliada por meio de uma tarefa de aprendizado de linguagem artificial.
Os resultados revelaram que nem a atenção conjunta nem a sensibilidade a dependências não adjacentes previram o vocabulário expressivo ou as habilidades morfossintáticas em crianças autistas. Curiosamente, enquanto as crianças autistas e não autistas demonstraram sensibilidade a padrões não adjacentes na tarefa de SL, apenas 15 crianças autistas conseguiram completar a tarefa, com habilidades cognitivas não verbais prevendo significativamente a conclusão da tarefa. Esses achados destacam a complexidade de investigar o papel do aprendizado estatístico no desenvolvimento da linguagem em autistas, especialmente em crianças com comunicação minimamente verbal, e enfatizam a necessidade de desenvolver paradigmas de avaliação mais acessíveis e ecologicamente válidos.
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