Cuidado Centrado na Pessoa: Estratégias para Implementação Efetiva
A implementação do cuidado centrado na pessoa (CCP) em serviços de saúde tem se mostrado um desafio complexo, mas fundamental para a melhoria da qualidade da assistência. Embora pesquisas demonstrem efeitos promissores do CCP em diversos contextos, sua aplicação sistemática na prática ainda enfrenta obstáculos. Um estudo recente buscou sintetizar o conhecimento empírico sobre a implementação do CCP, utilizando como base teórica o modelo de Gotemburgo.
A pesquisa identificou três categorias principais de estratégias inter-relacionadas que são cruciais para a implementação bem-sucedida do CCP. A primeira se concentra na criação e manutenção de uma cultura de trabalho e cuidado centrada na pessoa, promovendo valores e práticas que priorizem as necessidades e preferências individuais dos pacientes. A segunda categoria envolve a atuação de líderes e agentes de mudança, que desempenham um papel fundamental na disseminação do CCP e no apoio às equipes na adoção de novas abordagens. A terceira categoria engloba atividades de aprendizado e adaptação ao contexto local, permitindo que os profissionais de saúde desenvolvam as habilidades e o conhecimento necessários para implementar o CCP de forma eficaz.
Um aspecto importante destacado pelo estudo é o ideal de cocriação em parceria, envolvendo pacientes, familiares e profissionais de saúde na definição dos objetivos e na elaboração dos planos de cuidado. A implementação do CCP envolve tanto abordagens top-down, como políticas e diretrizes, quanto abordagens bottom-up, como atividades e metodologias criadas dentro dos próprios serviços. As estratégias de implementação são, portanto, deliberadas e emergentes, refletindo a natureza iterativa do processo. Ao ilustrar essa complexidade e fornecer exemplos de como lidar com questões práticas, o estudo contribui para uma compreensão mais profunda da implementação do cuidado centrado na pessoa e oferece insights valiosos para profissionais e gestores da área da saúde.
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