Confiança em Equipes Interprofissionais: Impacto na Educação em Saúde
A colaboração eficaz entre profissionais de saúde é crucial para o atendimento de qualidade ao paciente. Um estudo recente investigou o desenvolvimento da confiança em equipes interprofissionais, analisando o impacto de um módulo educacional obrigatório de seis semanas em estudantes da área de saúde e assistência social.
A pesquisa utilizou uma abordagem pré e pós-teste, medindo a confiança dos estudantes por meio de uma escala validada. Os resultados demonstraram um aumento significativo na autopercepção de confiança após a conclusão do módulo, tanto na confiança geral quanto em subescalas específicas, como trabalho em equipe interprofissional, comunicação interprofissional e comportamentos que sustentam a colaboração. A análise estatística revelou que o tempo (antes e depois da intervenção) foi o único fator que influenciou significativamente a confiança dos participantes.
Apesar dos resultados promissores, os autores alertam para algumas limitações do estudo, como o tamanho reduzido de alguns subgrupos, a possibilidade de viés de desejabilidade social nas respostas e a potencial ocorrência de excesso de confiança. No entanto, a pesquisa contribui para a crescente evidência de que intervenções educacionais interprofissionais podem ter um impacto positivo no desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais para a prática colaborativa em saúde. O desenvolvimento da confiança, em particular, parece ser um elemento chave para o sucesso de equipes multidisciplinares e para a melhoria dos resultados para os pacientes.
Origem: Link