Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

O mundo da nutrição está em constante evolução, e 2025 não é exceção. As previsões feitas no final de 2024 sobre as tendências alimentares e nutricionais que moldariam este ano estão se confirmando, mas também reservam algumas surpresas. Vamos analisar o que se manteve forte, as novidades inesperadas e o que ainda pode impactar nossa saúde e bem-estar.

Uma das tendências que se consolidou é o foco na fibra. Alimentos ricos em fibras estão cada vez mais presentes, desde iogurtes que promovem a saúde intestinal até barras de cereais enriquecidas e, surpreendentemente, até refrigerantes. As pessoas estão mais conscientes da importância da fibra para a saúde intestinal, perda de peso e longevidade. Paralelamente, a proteína continua sendo protagonista, com dietas ricas nesse nutriente em alta. Seja em massas enriquecidas com proteína ou iogurtes gregos com alto teor proteico, a busca por fontes de proteína de qualidade persiste, impulsionada também pelo uso de medicamentos GLP-1, que exigem atenção à ingestão proteica para preservar a massa muscular.

Entre as surpresas, destacam-se as sobremesas proteicas, que invadiram as redes sociais com versões saudáveis de doces favoritos. A popularidade de equipamentos como o Ninja Creami facilitou a criação de sorvetes ricos em proteína, atendendo ao desejo por doces sem culpa. Outra tendência inesperada é o retorno dos alimentos fermentados, como kefir, kimchi e molhos à base de missô, impulsionados pela crescente preocupação com a saúde intestinal. Além disso, os refrigerantes prebióticos ganharam espaço como alternativas mais saudáveis aos refrigerantes tradicionais, oferecendo fibras e prebióticos para nutrir as bactérias benéficas do intestino. Para o restante de 2025, fique atento aos alimentos que prometem benefícios além da nutrição, como colágeno e ácido hialurônico para a pele e cabelo, e à crescente preocupação com a sustentabilidade na escolha dos alimentos, priorizando marcas com menor impacto ambiental. Os carboidratos também estão ganhando nova reputação, com o foco em grãos integrais e amidos resistentes para energia e saúde intestinal.

Origem: Link

Deixe comentário