Prioridades na pesquisa sobre atividade física e osteoartrite de joelho e quadril
Um estudo internacional recente, conduzido pelo Grupo de Discussão de Reabilitação da OARSI, identificou as principais prioridades de pesquisa relacionadas à atividade física e ao gerenciamento do exercício para pessoas que sofrem de osteoartrite (OA) no joelho e no quadril. A iniciativa envolveu um painel multidisciplinar com 276 especialistas de 26 países, incluindo consumidores, clínicos, pesquisadores e representantes de organizações de financiamento.
O processo de identificação das prioridades foi abrangente e multiestágios. Inicialmente, compilou-se uma lista de questões de pesquisa não respondidas a partir de estudos existentes. Em seguida, o painel de especialistas gerou questões adicionais por meio de uma pesquisa online. Após a consolidação e remoção de duplicatas, as questões foram pontuadas quanto à prioridade em uma escala de 11 pontos. As 20 principais questões foram então classificadas por meio de um experimento de escolha discreta.
Os resultados revelaram três prioridades de pesquisa principais: o impacto da atividade física e do exercício no atraso ou prevenção da substituição articular; o desenvolvimento de intervenções eficazes para promover a adesão ao exercício a longo prazo; e a estratificação de pessoas para a forma mais apropriada de suporte ao exercício. Essas prioridades de pesquisa fornecerão uma direção clara para futuras investigações e terão como objetivo melhorar os resultados para indivíduos que vivem com osteoartrite de joelho e quadril, enfatizando a importância de estratégias eficazes de atividade física e exercício no tratamento da condição.
Origem: Link