Inteligência Artificial Prediz Sucesso de Cirurgia para Hérnia de Disco Lombar
A hérnia de disco lombar é uma condição comum que pode causar dor intensa e incapacidade. Muitas pessoas recorrem à cirurgia para aliviar esses sintomas, mas o sucesso do procedimento pode variar. Um estudo recente investigou a capacidade de modelos de machine learning (aprendizado de máquina) em prever os resultados da cirurgia de hérnia de disco lombar, especificamente em relação à dor e à incapacidade após 12 meses da operação.
A pesquisa envolveu a análise de dados de registros nacionais de pacientes submetidos a microdiscectomia ou discectomia aberta na Noruega, Suécia e Dinamarca. Os modelos de aprendizado de máquina foram avaliados em sua capacidade de prever melhorias significativas na dor nas costas e nas pernas, bem como na redução da incapacidade medida pelo Oswestry Disability Index (ODI). Os resultados mostraram que os modelos apresentaram um desempenho preditivo aceitável, com boa discriminação, calibração e ajuste geral. Isso significa que eles conseguiram identificar, com razoável precisão, os pacientes com maior probabilidade de se beneficiarem da cirurgia.
A validação externa desses modelos, ou seja, a aplicação em diferentes contextos internacionais, demonstra a robustez e a generalização dos achados. Embora pequenas variações tenham sido observadas, elas foram consideradas explicáveis. A análise de curva de decisão também indicou um potencial benefício líquido no tratamento com base nas previsões dos modelos, em comparação com tratar todos os pacientes ou nenhum. Esses resultados são promissores, mas os autores enfatizam a necessidade de estudos futuros para avaliar o impacto clínico real desses modelos na tomada de decisão e no cuidado ao paciente. A utilização da inteligência artificial pode auxiliar médicos e pacientes a tomarem decisões mais informadas sobre a cirurgia de hérnia de disco lombar, aumentando as chances de um resultado positivo.
Origem: Link