Gamificação na Reabilitação Motora do Parkinson: Uma Nova Abordagem Tecnológica?
A Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurológica progressiva que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora não haja cura, fisioterapia e exercícios são intervenções eficazes para gerenciar os sintomas motores. Uma área promissora de pesquisa e aplicação clínica é a integração de elementos de gamificação em dispositivos tecnológicos para a reabilitação motora de pacientes com Parkinson.
Um estudo recente analisou o uso da gamificação em tecnologias de reabilitação motora para DP. A análise revelou que, embora a utilização de elementos de jogos esteja se tornando comum, existe uma carência na compreensão e justificativa teórica por trás dessas mecânicas. A maioria das intervenções se baseia em videogames comerciais e enfatiza experiências focadas em desempenho, faltando uma base conceitual sólida. Os elementos de gamificação mais utilizados incluem feedback de progresso, sistemas de pontos e níveis de progressão. No entanto, aspectos como a sensação de propriedade e posse, que também podem ser motivadores, são pouco explorados.
A pesquisa destaca a importância de uma abordagem mais estruturada e teórica na aplicação da gamificação na reabilitação do Parkinson. Embora consoles de videogame e sistemas computacionais sejam frequentemente utilizados, plataformas integradas de reabilitação e aplicativos para tablets também mostram potencial. O desafio reside em projetar intervenções que não apenas engajem os pacientes, mas que também sejam eficazes na melhoria dos sintomas motores, com uma justificativa clara para o uso de cada elemento de gamificação. O futuro da reabilitação motora para Parkinson pode estar na combinação inteligente de tecnologia, jogos e princípios terapêuticos.
Origem: Link