Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

A dor no peito é frequentemente associada a problemas cardíacos, como a angina, um sintoma primário da doença cardíaca isquêmica. No entanto, nem toda dor torácica indica um problema no coração. A dor torácica não cardíaca (DTNC) é uma condição comum caracterizada por dor recorrente no peito que imita a dor cardíaca isquêmica. Embora o refluxo gastroesofágico seja uma causa comum, distúrbios musculoesqueléticos da parede torácica e dos membros superiores também podem ser responsáveis.

Disfunções da coluna vertebral, síndrome de Tietze, costocondrite e síndrome da costela deslizante são algumas das condições associadas à dor no peito. Contudo, a etiologia miofascial da DTNC muitas vezes permanece obscura e subdiagnosticada. O conceito do continuum miofascial, que conecta os segmentos do quadrante superior do corpo (pescoço, tórax e membros superiores), oferece uma nova perspectiva sobre a DTNC. Acredita-se que alterações ou tensões nesse sistema miofascial possam desencadear a dor.

Pesquisas demonstram que a fáscia profunda conecta vários músculos do quadrante superior, formando expansões miofasciais. Sintomas dolorosos associados à dor musculoesquelética no peito podem surgir de disfunções nesse continuum miofascial. Portanto, para profissionais de saúde que buscam aprimorar a avaliação e o tratamento da DTNC, é crucial compreender as intrincadas conexões miofasciais entre o pescoço, o tórax e os membros superiores. Uma abordagem holística, considerando o sistema musculoesquelético como um todo, pode ser a chave para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Origem: Link

Deixe comentário