Início » Exposição a Opioides na Gravidez: Impactos no Epigenoma Infantil

Exposição a Opioides na Gravidez: Impactos no Epigenoma Infantil

Início » Exposição a Opioides na Gravidez: Impactos no Epigenoma Infantil

A exposição a opioides durante a gravidez tem sido associada a diversos resultados adversos na saúde infantil. Um estudo recente investigou se essa exposição está ligada a alterações específicas no epigenoma, mais precisamente, na metilação do DNA (DNAm) do sangue do cordão umbilical e na idade epigenética gestacional. O objetivo era compreender melhor os mecanismos pelos quais a exposição a opioides pode afetar o desenvolvimento do bebê.

A pesquisa utilizou dados da coorte ‘Environmental influences on Child Health Outcomes’ (ECHO). Os dados sobre a exposição a opioides foram coletados por meio de relatos das mães e/ou registros médicos. As medidas de DNAm foram geradas a partir de amostras de sangue coletadas no nascimento. Modelos de regressão linear foram utilizados para testar as associações entre a exposição materna a opioides durante a gravidez e os resultados epigenéticos, tanto em modelos brutos quanto em modelos totalmente ajustados.

Os resultados identificaram uma associação nominalmente significativa entre a exposição pré-natal a opioides e a DNAm em um único sítio CpG. No entanto, não foram encontradas associações significativas entre a exposição e a idade epigenética gestacional. Embora seja um achado inicial, ele sugere que a exposição a opioides na gravidez pode influenciar o epigenoma infantil. Mais estudos são necessários para confirmar e expandir esses achados, investigando mais profundamente os efeitos dessa exposição no epigenoma e suas potenciais consequências para a saúde a longo prazo.

Origem: Link

Deixe um comentário

Rolar para cima