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A reanimação cardiopulmonar (RCP) pediátrica exige não apenas conhecimento técnico, mas também um conjunto de habilidades não-técnicas cruciais, como liderança, trabalho em equipe e gerenciamento de tarefas. Um estudo recente investigou como o treinamento baseado em simulação interprofissional pode influenciar a aquisição e retenção dessas habilidades em residentes de pediatria e enfermagem.

A pesquisa, realizada em um centro de simulação de um hospital pediátrico, envolveu 96 residentes divididos em 16 equipes interprofissionais. Os participantes foram submetidos a um cenário simulado de RCP pediátrica, seguido por uma sessão de debriefing. A avaliação das habilidades não-técnicas foi realizada duas vezes no mesmo dia e repetida após um período de 107 a 161 dias, utilizando uma ferramenta validada para medir o trabalho em equipe em emergências médicas.

Os resultados demonstraram que a primeira intervenção resultou em melhorias significativas na liderança, trabalho em equipe, gerenciamento de tarefas e desempenho geral das equipes. No entanto, a avaliação da segunda intervenção revelou que, embora a retenção da liderança e do trabalho em equipe tenha sido observada, o mesmo não ocorreu com o gerenciamento de tarefas e o desempenho geral. Isso sugere que o aprendizado de habilidades não-técnicas é um processo complexo que exige prática frequente para garantir a aquisição e retenção a longo prazo. A simulação interprofissional se mostrou eficaz para o desenvolvimento dessas habilidades, mas a necessidade de simulações repetidas ao longo do tempo é evidente para garantir a retenção.

O estudo destaca a importância de incorporar treinamentos de simulação com maior frequência na formação de profissionais de saúde, especialmente em áreas críticas como a reanimação cardiopulmonar pediátrica. Investigações futuras devem se concentrar na curva de aprendizado, no tempo ideal para a aquisição e na retenção de habilidades não-técnicas, buscando otimizar os programas de treinamento baseados em simulação.

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