Um novo estudo realizado no Chipre avaliou a validade e a confiabilidade de um questionário chamado Developmental/Verbal Language Phase (DeVLP), ou Fase de Linguagem Desenvolvimental/Verbal, em português. O objetivo principal do questionário é determinar a fase de desenvolvimento da linguagem (DLP) e o status linguístico não verbal ou minimamente verbal (NV/MV) de crianças com distúrbios da comunicação.
A pesquisa surgiu da necessidade de ferramentas de avaliação da linguagem baseadas em relatos dos pais, já que há uma escassez desses instrumentos na língua grega cipriota. O estudo envolveu cinquenta crianças entre 3 e 12 anos que estavam recebendo terapia da fala particular no Chipre. Os dados foram coletados online e abrangeram informações epidemiológicas, familiares, perinatais, de desenvolvimento e linguísticas.
Os resultados mostraram que o questionário DeVLP demonstrou forte validade para determinar a fase de desenvolvimento da linguagem, tanto pelos pais quanto pelos terapeutas da fala, em todos os domínios da linguagem. Ele também se mostrou eficaz na identificação do status NV/MV, com alta especificidade e sensibilidade. A confiabilidade do questionário também foi considerada boa a excelente em todos os domínios. Esse estudo sugere que o DeVLP pode ser uma ferramenta útil na avaliação da linguagem e na identificação do status verbal de crianças com distúrbios da comunicação, oferecendo potencial utilidade clínica em protocolos de avaliação. No entanto, os pesquisadores enfatizam a necessidade de mais estudos para verificar a validade, principalmente em crianças com autismo.
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