Saúde Desvendada

Seu local de informações de saúde

Um estudo recente publicado na revista Neurogenetics identificou uma nova variante genética que pode estar ligada ao transtorno do espectro autista (TEA), epilepsia e atraso no desenvolvimento. A pesquisa concentrou-se na análise do gene MARK2 em um paciente com essas três condições.

O estudo utilizou o sequenciamento do exoma (ES) para analisar o material genético do paciente. O sequenciamento do exoma é uma técnica que se concentra nas partes do genoma que codificam proteínas, tornando-o uma ferramenta eficiente para identificar variantes genéticas que podem causar doenças. A análise revelou uma variante de mudança de quadro de leitura no gene MARK2. Essa variante foi classificada como de novo, o que significa que surgiu espontaneamente no paciente e não foi herdada dos pais.

A descoberta dessa variante no gene MARK2 adiciona mais uma peça ao complexo quebra-cabeça genético do TEA, epilepsia e atraso no desenvolvimento. Embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente como essa variante específica contribui para essas condições, a identificação de novos genes associados é crucial para o desenvolvimento de melhores diagnósticos e, potencialmente, terapias direcionadas no futuro. Estudos como este ressaltam a importância da pesquisa genética para desvendar as causas subjacentes de condições neurológicas complexas.

Origem: Link

Deixe comentário