O arco transverso metatarsal (ATM), localizado no antepé, tem sido objeto de estudo para entender sua estrutura e função. Uma pesquisa recente propõe uma nova visão sobre como esse arco opera durante a fase de impulsão da marcha. Tradicionalmente, acreditava-se que o ATM formava um único arco entre o primeiro e o quinto metatarso. No entanto, o estudo sugere que ele pode, na verdade, consistir em dois arcos distintos.
Esses dois arcos funcionariam de maneira semelhante aos cascos de um barco trimarã, com um arco estendendo-se do primeiro ao terceiro metatarso e o outro do terceiro ao quinto. Para investigar essa hipótese, pesquisadores analisaram dados de pedobarometria dinâmica de 1250 adultos. As pressões máximas nas cabeças dos metatarsos foram medidas durante a fase de impulsão, e os arcos do ATM foram calculados utilizando o programa SAP2000. Os resultados revelaram que a maior pressão foi observada na cabeça do terceiro metatarso, tanto no pé esquerdo quanto no direito.
Embora não tenha havido diferença significativa entre os gêneros em relação à carga máxima nas cabeças dos metatarsos, a descoberta da maior pressão no terceiro metatarso sugere um papel crucial dessa área na biomecânica do antepé. Essa nova interpretação do comportamento biomecânico do antepé e do ATM pode levar a uma melhor compreensão das patologias do antepé. Estudos futuros com crianças e adolescentes podem fornecer ainda mais informações sobre a biomecânica do antepé em diferentes fases da vida, abrindo caminho para abordagens mais eficazes no tratamento e prevenção de problemas nos pés.
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