Autismo: Jogo Digital Revela Diferenças Sensoriais e Abre Caminho para Intervenções Personalizadas

Pesquisadores desenvolveram um videogame inovador, o “HaptiKart”, para investigar como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) processam informações sensoriais. O estudo, publicado na revista PLOS Digital Health, revelou que indivíduos com TEA tendem a confiar mais em informações proprioceptivas, ou seja, a percepção da posição e movimento do próprio corpo, em comparação com informações visuais do ambiente externo.

O HaptiKart é um jogo de corrida que utiliza um volante com feedback tátil, permitindo aos participantes sentir a direção e a resistência da pista. Durante o jogo, os pesquisadores manipularam o feedback visual e proprioceptivo, atrasando-os seletivamente. Ao analisar os erros de direção dos participantes em diferentes condições, foi possível quantificar o viés sensorial de cada indivíduo. Os resultados mostraram que o grupo com TEA apresentou um viés proprioceptivo significativamente maior do que o grupo de controle, composto por pessoas sem o transtorno.

Além disso, o estudo identificou uma correlação entre o aumento do viés proprioceptivo e a maior severidade dos sintomas de autismo, bem como um menor Quociente de Inteligência (QI). Essa descoberta sugere que a forma como as informações sensoriais são processadas pode estar intimamente ligada às características centrais do TEA. O HaptiKart se mostra, portanto, uma ferramenta promissora para medir o viés sensório-motor de forma escalável e objetiva, podendo servir como um biomarcador digital para auxiliar no desenvolvimento de intervenções mais direcionadas e eficazes para pessoas com autismo, considerando a heterogeneidade do espectro.

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