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A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambientes pré-escolares é um tema de crescente importância e estudo. Um estudo recente realizado na China investigou a fundo a intenção dos pais de crianças com desenvolvimento típico em participar e apoiar a educação inclusiva em pré-escolas. A pesquisa buscou identificar os fatores-chave que influenciam essa intenção, fornecendo insights valiosos para educadores e formuladores de políticas.

O estudo, conduzido na província de Jiangxi, envolveu uma pesquisa em larga escala com pais de crianças com desenvolvimento típico. Utilizando um modelo de equações estruturais, os pesquisadores analisaram o impacto de diversos fatores, como atitudes, normas subjetivas, controle comportamental percebido e experiências de contato prévio com crianças com TEA, na intenção de participação dos pais. Os resultados revelaram um alto nível de intenção entre os pais em apoiar a inclusão pré-escolar de crianças com autismo. Surpreendentemente, as normas subjetivas, ou seja, a percepção do que os outros pensam sobre a participação, foram identificadas como o principal fator preditivo da intenção dos pais.

Outro ponto relevante da pesquisa foi a influência da experiência prévia de contato com crianças com TEA. Os pais que já haviam tido contato com indivíduos com autismo demonstraram maior probabilidade de participar da educação inclusiva, embora o efeito dessa experiência, segundo o estudo, tenha sido relativamente pequeno. Esses achados destacam a importância da influência social e do contato significativo no fomento do envolvimento parental na inclusão. Em resumo, o estudo fornece diretrizes valiosas para promover a educação inclusiva, enfatizando a necessidade de considerar as normas sociais e de criar oportunidades para interações positivas entre crianças com e sem TEA, visando construir um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos.

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