Pesquisas anteriores já demonstraram que a execução de ações alinhadas com o pensamento pode impulsionar os processos cognitivos em crianças. Um estudo recente investigou se a simples observação de outros realizando ações consistentes com o pensamento poderia ter um efeito similarmente benéfico no desenvolvimento infantil. A pesquisa buscou entender melhor como a observação influencia a cognição das crianças, comparando diferentes modalidades de observação e a presença de objetos durante o processo.
O estudo foi dividido em dois experimentos. O primeiro comparou a precisão e o tempo de reação de crianças em um grupo de observação e um grupo de execução, em tarefas com ações consistentes ou menos consistentes com o pensamento. Os resultados indicaram que ambos os grupos tiveram um desempenho melhor em tarefas com ações consistentes com o pensamento, sendo que o grupo de observação apresentou um desempenho ligeiramente superior ao grupo de execução. Isso sugere que a observação pode, de fato, facilitar o desenvolvimento cognitivo em crianças, possivelmente até de forma mais eficaz do que a execução direta em determinadas situações.
O segundo experimento aprofundou a análise, investigando o impacto de diferentes modos de observação (direta ou indireta) e a presença de objetos no desempenho cognitivo individual. Os resultados revelaram que as diferenças no desempenho das tarefas devido às mudanças no modo de observação refletiram-se principalmente na fluência do pensamento, com a observação direta demonstrando ser superior à observação indireta. A presença ou ausência de objetos, por outro lado, não afetou significativamente o desempenho da tarefa. Em conjunto, estes achados sugerem que o sistema sensório-motor desempenha um papel causal e constitutivo no desenvolvimento de processos cognitivos superiores e que este papel pode ser desempenhado através da observação das ações de outros. Esses resultados trazem implicações importantes para a educação e o desenvolvimento infantil, enfatizando o valor da observação no aprendizado e no aprimoramento das habilidades cognitivas das crianças.
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