Regressão do Desenvolvimento em Crianças com Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Um Fenômeno Subestimado

A regressão do desenvolvimento (RD) é um tema clinicamente relevante, mais frequentemente associado a distúrbios do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a RD também tem sido observada em crianças que vivenciaram traumas psicológicos e desenvolvem Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Crianças com TEPT podem apresentar sintomas de RD, manifestando-se através da perda de habilidades recentemente adquiridas. Isso pode incluir a perda do controle esfincteriano (desfralde) ou dificuldades com a linguagem, impactando significativamente sua qualidade de vida e bem-estar. É importante ressaltar que a RD, nesse contexto, pode ser confundida com outros problemas de saúde mental ou comportamentais, o que dificulta o diagnóstico e tratamento adequados. As classificações diagnósticas internacionais carecem de consistência em relação à nosologia da RD. No entanto, existem algumas bases teóricas para agrupar a RD com o conjunto de sintomas dissociativos no TEPT.

Apesar de sua relevância clínica, ainda existe uma lacuna significativa na pesquisa sobre a regressão do desenvolvimento associada ao TEPT em crianças. Não há um consenso sobre como definir, classificar e manejar essa condição. Essa falta de clareza dificulta o desenvolvimento de intervenções eficazes e impede que as crianças recebam o apoio necessário para superar os desafios da regressão do desenvolvimento. Mais estudos são essenciais para compreender melhor a natureza da RD em crianças com TEPT e desenvolver abordagens de tratamento mais eficazes. O reconhecimento e a compreensão aprofundada desse fenômeno são cruciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável das crianças afetadas.

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