Um estudo recente explorou uma forma inovadora de aprimorar a capacidade de crianças em idade escolar de entender o que ouvem e expandir seu vocabulário. A pesquisa focou em integrar o ensino de vocabulário dentro de intervenções narrativas orais, buscando um impacto mais amplo no desenvolvimento da linguagem acadêmica.
O estudo, realizado com alunos da primeira série que apresentavam risco de dificuldades de compreensão baseadas na linguagem, dividiu os participantes em dois grupos. O grupo experimental recebeu sessões de intervenção em linguagem narrativa acadêmica, com foco no vocabulário, enquanto o grupo de controle continuou com suas intervenções de alfabetização usuais. As sessões de intervenção para o grupo experimental duraram 30 minutos e foram realizadas em pequenos grupos, quatro vezes por semana, durante 12 semanas.
Os resultados demonstraram que os alunos que participaram das intervenções narrativas com foco no vocabulário apresentaram um desempenho significativamente melhor em testes de reconto narrativo e vocabulário, em comparação com o grupo de controle. Esses resultados sugerem que a incorporação do ensino de vocabulário em intervenções narrativas pode ser uma estratégia eficaz para melhorar a compreensão auditiva e a capacidade de aprender novos significados de palavras a partir do contexto. A pesquisa aponta para a necessidade de aprimorar e expandir essa abordagem promissora, visando integrar diversos aspectos da linguagem acadêmica oral e, assim, promover o desenvolvimento linguístico e acadêmico das crianças.
Origem: Link