Estimulantes para Estudar: Um Estudo Sobre a Percepção e o Uso Entre Universitários

O uso não médico de estimulantes prescritos (UNMEP) para melhorar o desempenho acadêmico tem se tornado uma prática crescente entre estudantes universitários. Uma pesquisa recente investigou a eficácia de uma intervenção baseada na abordagem de normas sociais (ANS) para reduzir tanto o UNMEP quanto a percepção equivocada sobre o quão comum essa prática é entre os colegas.

O estudo, realizado com estudantes universitários flamengos, envolveu uma campanha nas redes sociais que divulgava mensagens com informações sobre as normas sociais relacionadas ao UNMEP. Os resultados mostraram que a intervenção foi bem-sucedida em diminuir a percepção errônea dos estudantes sobre a prevalência do uso de estimulantes para estudar. No entanto, a pesquisa não conseguiu demonstrar uma redução subsequente no comportamento de UNMEP em si. Uma possível explicação é que, embora os estudantes tenham corrigido suas percepções sobre a norma social, outros fatores podem influenciar a decisão de usar ou não estimulantes, como a pressão acadêmica, o estresse e a busca por melhores resultados.

A avaliação do processo da intervenção revelou que uma parcela significativa dos estudantes teve contato com a campanha e a considerou crível e clara. No entanto, o alcance da campanha em diferentes plataformas de mídia social variou, com um baixo engajamento no TikTok, apesar de um investimento considerável nessa plataforma. Isso sugere que otimizar a alocação do orçamento da campanha, direcionando os recursos para as plataformas mais eficazes, poderia melhorar o impacto da intervenção. Estudos futuros são necessários para investigar os efeitos a longo prazo e refinar as estratégias de intervenção para abordar o problema do uso não médico de estimulantes entre estudantes universitários.

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