Autismo: Treino Sensório-Motor Pode Melhorar Funções Executivas em Crianças

Um estudo recente investigou a relação entre o funcionamento executivo, o processamento sensorial e o desempenho motor em crianças com autismo. A pesquisa, publicada no BMC Pediatrics, buscou entender como as dificuldades sensoriais e motoras podem impactar as funções cognitivas superiores nesses indivíduos.

O estudo envolveu 119 crianças com autismo, recrutadas no Bahrein, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Os pesquisadores avaliaram o funcionamento executivo, o processamento sensorial e o desempenho motor dos participantes utilizando testes neuropsicológicos computadorizados padronizados e escalas de avaliação preenchidas pelos pais ou responsáveis. Os resultados revelaram que existem vias significativas que ligam os domínios sensório-motores latentes às funções executivas latentes. Isso sugere que problemas sensório-motores contribuem para dificuldades mais severas nas funções executivas, tanto em ambientes de laboratório quanto no mundo real. O modelo que incluiu a variável motora, medida pelo BOT-2, foi o melhor indicador de alterações no funcionamento executivo em ambos os contextos.

As conclusões do estudo apontam para o potencial de programas de treinamento multifacetados e clinicamente integrados, que visam tanto as habilidades sensoriais quanto as motoras, para melhorar o funcionamento executivo em crianças com autismo. Uma compreensão aprofundada das relações entre esses parâmetros pode levar ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas mais eficazes. Intervenções focadas no desenvolvimento sensorial e motor podem ser uma chave para otimizar o desenvolvimento cognitivo e a qualidade de vida dessas crianças. Essa abordagem integrada oferece uma nova perspectiva no tratamento do autismo, enfatizando a importância de abordar as dificuldades sensório-motoras para melhorar o funcionamento executivo.

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