Autonomia Financeira e Saúde: Ensinando Adultos com Deficiência a Comprar Online com Segurança

A capacidade de realizar compras online tornou-se uma habilidade essencial na vida adulta moderna. No entanto, para adultos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento (DID), o ambiente online, com seus anúncios direcionados e opções de compra simplificadas, pode apresentar desafios únicos. Um estudo recente investigou a eficácia de um programa de intervenção para auxiliar esse grupo a tomar decisões financeiras mais conscientes e seguras no ambiente digital.

O estudo, publicado no Journal of Autism and Developmental Disorders, avaliou um pacote de intervenção que incluía um mnemônico, análise de tarefas e treinamento de habilidades comportamentais (BST), tudo entregue remotamente. O objetivo era determinar se essa abordagem poderia melhorar a capacidade de adultos com DID de tomar decisões de compra online mais informadas. Os resultados indicaram uma relação funcional significativa entre o pacote de intervenção e a variável dependente, demonstrando que o programa foi eficaz no desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão.

Além disso, o estudo revelou que as habilidades adquiridas foram mantidas por até seis semanas após a intervenção e generalizadas para diferentes sites de compras online. A intervenção foi vista como socialmente significativa pelos participantes, pais e profissionais, conforme indicado pelas respostas de pesquisa. Este estudo sugere que um pacote de intervenção remota pode ser uma maneira viável de ensinar adultos com DID a tomar decisões financeiras mais seguras e independentes ao fazer compras online, promovendo maior autonomia e bem-estar financeiro.

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