A excelência nos serviços de saúde depende não apenas de conhecimento técnico, mas também de um forte senso de profissionalismo e de uma identidade profissional bem definida. Reconhecendo essa necessidade, uma universidade da área da saúde implementou um workshop inovador para seus novos docentes, com o objetivo de aprimorar esses aspectos cruciais para o sucesso na carreira e para a qualidade do atendimento ao paciente.
O workshop, focado em profissionalismo e na Formação da Identidade Profissional (PIF), reuniu professores de diversas disciplinas, como medicina, fisioterapia, enfermagem e outras áreas da saúde. As sessões abordaram desde as perspectivas contemporâneas sobre profissionalismo até estratégias para o desenvolvimento da PIF. Através de discussões em grupo, estudos de caso e fóruns abertos, os participantes puderam refletir sobre suas próprias práticas e aprender uns com os outros. A iniciativa buscou complementar a tradicional modelagem de papéis com o ensino explícito de competências relacionadas ao profissionalismo.
Os resultados foram promissores. A maioria dos participantes expressou satisfação com o workshop e relatou mudanças em suas percepções sobre o profissionalismo, reconhecendo-o como uma habilidade a ser aprendida e desenvolvida, em vez de uma característica inata. Entre os principais aprendizados, destacaram-se a importância da comunicação eficaz, da empatia e da resiliência na construção da identidade profissional. Além disso, os participantes demonstraram intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas atividades de ensino, modelando comportamentos profissionais positivos e integrando a PIF em suas aulas. Para o futuro, os organizadores planejam aprimorar a estrutura e a apresentação do workshop, expandir o público-alvo e explorar o uso de recursos multimídia para otimizar o aprendizado.
Origem: Link