A função executiva desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil, influenciando o aprendizado, o comportamento social e a adaptação ao ambiente. Avaliar precisamente essas funções é essencial, especialmente em crianças com distúrbios do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos funcionais.
Um estudo recente se concentrou na tradução e validação da versão persa da Escala de Função Executiva (EFS), um instrumento de 52 itens, para crianças iranianas. O objetivo principal foi determinar se a EFS em persa mantém suas propriedades psicométricas originais e se pode ser utilizada de forma confiável para avaliar a função executiva em crianças iranianas, tanto aquelas com desenvolvimento típico quanto aquelas com distúrbios do neurodesenvolvimento. A pesquisa envolveu a administração online da EFS a 600 crianças iranianas, com idades entre 2 e 17 anos, e seus pais. O grupo incluiu crianças diagnosticadas com TEA, outras com distúrbios do neurodesenvolvimento/funcionais e um grupo de controle de crianças com desenvolvimento típico.
Os resultados demonstraram que a versão persa da EFS apresenta validade fatorial robusta, invariância de medição, confiabilidade e validade convergente/discriminante em amostras iranianas. Em outras palavras, a escala se mostrou uma ferramenta útil e precisa para avaliar a função executiva em crianças iranianas, independentemente do gênero ou idade. A escala se manteve consistente mesmo após testes re-testes, comprovando a sua efetividade. Estes achados sugerem que a EFS pode ser uma ferramenta valiosa para pesquisadores e profissionais de saúde que trabalham com crianças no Irã, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de dificuldades relacionadas à função executiva. A validação da EFS em diferentes culturas é crucial para garantir que as ferramentas de avaliação sejam adequadas e precisas para diversas populações.
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