Habilidades Diárias na Infância e Adolescência: Previsão do Sucesso na Vida Adulta em Autistas

Habilidades essenciais para o dia a dia, como higiene pessoal, alimentação e tarefas domésticas, são frequentemente um desafio para indivíduos com autismo e outras condições de desenvolvimento. Um estudo recente investigou se o desenvolvimento dessas habilidades durante a infância e adolescência pode prever o sucesso em diferentes aspectos da vida adulta, incluindo emprego, relacionamentos, moradia e bem-estar geral.

A pesquisa acompanhou um grupo de 230 participantes e analisou o desempenho em diferentes conjuntos de habilidades diárias, avaliadas através das escalas Vineland de Comportamento Adaptativo. Os resultados revelaram que o impacto das habilidades diárias no futuro adulto varia de acordo com a capacidade cognitiva do indivíduo. Para aqueles com um QI abaixo de 70, a competência em habilidades pessoais, como higiene e cuidados com a saúde, demonstrou ser um forte indicador de sucesso na vida adulta. Já para participantes com QI acima de 70, as habilidades relacionadas à comunidade, como se alimentar fora de casa e habilidades pré-emprego, apresentaram maior relevância preditiva.

Essas descobertas sugerem que intervenções personalizadas, focadas no desenvolvimento de habilidades específicas, podem ser cruciais para promover o sucesso na vida adulta de indivíduos com autismo. A pesquisa destaca a importância de considerar as habilidades diárias como um fator chave no planejamento de estratégias de apoio e intervenção, visando a autonomia e a qualidade de vida a longo prazo. Compreender quais habilidades são mais críticas para diferentes grupos de indivíduos com autismo pode otimizar os esforços de pais, educadores e profissionais da saúde no apoio ao desenvolvimento e à inclusão.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima