Crianças autistas frequentemente enfrentam desafios na regulação de suas emoções, o que pode impactar significativamente sua qualidade de vida e interações sociais. Um estudo piloto recente investigou a eficácia de uma intervenção inovadora, focada no desenvolvimento da fala interna, para auxiliar crianças autistas a melhorarem sua capacidade de autorregulação emocional.
A terapia, denominada Thinking in Speech (TiS), foi administrada remotamente por nove fonoaudiólogos certificados, que receberam treinamento especializado. Vinte e duas crianças autistas participaram do estudo e foram aleatoriamente designadas para um grupo de terapia imediata ou um grupo de controle em lista de espera. Ambos os grupos receberam dezesseis sessões de terapia de 30 minutos, ao longo de 8 a 10 semanas.
Os resultados preliminares mostraram que a terapia TiS pode ter um impacto positivo na redução da desregulação emocional em crianças autistas. Os pais avaliaram a quantidade de desregulação emocional em seus filhos antes e depois das sessões de terapia. Houve resultados significativos na escala de Disforia do Inventário de Desregulação Emocional, e resultados marginalmente significativos na escala de Reatividade do Índice de Regulação do Inventário de Desregulação Emocional. Esses achados sugerem que o desenvolvimento da fala interna pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar crianças autistas a gerenciar suas emoções de forma mais eficaz. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados e explorar o potencial total da terapia TiS.
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