Aprimorando a Supervisão Clínica: Estratégias Pedagógicas Integradas na Fisioterapia

A formação em saúde depende fortemente do aprendizado em ambientes clínicos. No entanto, a crescente pressão no ambiente de trabalho, marcada por alta rotatividade de pessoal, licenças médicas e ritmo acelerado, pode gerar conflitos entre as atividades de ensino e as demandas clínicas. Uma equipe de educadores implementou novas atividades de suporte para supervisores clínicos, visando aprimorar a qualidade da supervisão.

Para entender melhor as percepções dos supervisores sobre essas intervenções no ambiente de trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa com fisioterapeutas supervisores. Os resultados revelaram que uma abordagem pedagógica integrada e estruturada é fundamental para gerenciar o aprendizado clínico de forma eficaz. A colaboração entre os membros da equipe de ensino proporcionou maior estrutura e coerência, além de aumentar as oportunidades de colaboração entre os supervisores.

Um dos principais benefícios relatados foi a clarificação das tarefas e papéis, o que contribuiu para a redução do estresse entre os supervisores. Ao testarem novas abordagens, os supervisores clínicos notaram que seu trabalho educacional se tornou mais visível e atraente, e que uma organização bem estruturada fez toda a diferença. A colaboração entre colegas se mostrou benéfica tanto para supervisores novos quanto para os mais experientes, impulsionando a melhoria contínua no ensino clínico da fisioterapia.

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