Gestos Rítmicos Aprimoram a Compreensão em Crianças Chinesas com Autismo

Um estudo recente investigou como gestos rítmicos, também conhecidos como beat gestures, influenciam a compreensão da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa, realizada com crianças chinesas, revelou que esses gestos podem desempenhar um papel significativo no aprimoramento da comunicação e do entendimento verbal.

O estudo envolveu 26 crianças com TEA e 26 crianças com desenvolvimento típico, todas com idades correspondentes. Os participantes foram submetidos a uma tarefa de compreensão da linguagem, na qual assistiram a vídeos de diálogos apresentados em três formatos distintos: apenas fala, fala com gestos rítmicos e fala com gestos sem sentido. Os pesquisadores analisaram a precisão e o tempo de reação das respostas das crianças, bem como seus padrões de movimento ocular durante a tarefa.

Os resultados mostraram que, enquanto não houve diferenças significativas no desempenho das crianças com desenvolvimento típico entre as três condições, as crianças com autismo apresentaram uma melhora notável na condição de gestos rítmicos. A análise dos movimentos oculares revelou que as crianças com desenvolvimento típico demonstraram uma tendência a prestar atenção ao rosto em todas as condições. No entanto, as crianças com autismo mostraram um maior foco no local da mão ao observar os gestos. Isso sugere que os gestos rítmicos podem auxiliar na compreensão da linguagem em crianças com TEA, possivelmente enfatizando pistas prosódicas e pragmáticas do discurso. Esses achados podem ser valiosos para o desenvolvimento de práticas de treinamento de linguagem para crianças chinesas com autismo, direcionando intervenções que explorem o uso de gestos para facilitar a comunicação e o aprendizado.

Origem: Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima