A busca por estratégias eficazes para promover a atividade física em idosos é uma prioridade crescente na área da saúde. A realidade virtual (RV) surge como uma ferramenta promissora para engajar esse público, oferecendo uma forma inovadora e adaptada de exercício. Um estudo exploratório recente, o projeto VR2Care, investigou o impacto de um ambiente de RV no treinamento psicomotor remoto, utilizando jogos sérios e uma abordagem híbrida com grupos locais de idosos.
O objetivo principal da pesquisa foi avaliar como a solução VR2Care influencia a qualidade de vida e a prática de atividade física em idosos, além de analisar a usabilidade, satisfação e aceitação da tecnologia. O estudo empregou uma metodologia mista, combinando pesquisas qualitativas e quantitativas para coletar dados sobre a qualidade de vida, níveis de atividade física e a experiência geral dos usuários com a plataforma de RV. Os participantes foram acompanhados por seis semanas, com dados coletados no início e no final do período de observação.
Os resultados iniciais indicaram melhorias modestas, embora não estatisticamente significativas, na atividade física dos participantes. O feedback dos usuários em relação à usabilidade, satisfação e aceitação do VR2Care foi predominantemente positivo. A solução foi particularmente valorizada por sua capacidade de auxiliar no gerenciamento da atividade física e por influenciar a consistência na participação em sessões de exercícios prescritas por profissionais de saúde. A pesquisa conclui que ensaios clínicos randomizados controlados são necessários para determinar precisamente as correlações entre as características específicas da solução de realidade virtual e os resultados de saúde em idosos, validando assim o potencial da RV como ferramenta de promoção da saúde e bem-estar nessa população.
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